Na nossa viagem em missão a Timor-Leste, explorámos o nosso trabalho no Centro Social Padre Manuel Nunes Formigão, em Memo, sob a alçada das Irmãs Reparadoras da Nossa Senhora de Fátima. Na mesma altura em que as nossas fundadoras chegaram e se instalaram no Centro, estava a ocorrer uma formação com as Irmãs Clarissas de Timor-Leste. Rapidamente nos conhecemos todas e foi-nos feito um convite a ir ao Centro de Acolhimento Social Santa Clara de Assis, em Tunubibi, para fazermos algumas atividades com os meninos do Centro!


Foi um dia muito engraçado e intenso. Dividimo-nos em duas equipas: a Adriana ficou a fazer experiências químicas de um lado e a Inês ficou a fazer jogos como o “Macaquinho do Chinês” com os restantes grupos de crianças. No início, as crianças não pareciam estar à vontade. Percebemos que não estão habituadas aos “Malais” (nome que dão aos estrangeiros) e, por isso, estavam com medo. Mas trataram-nos sempre com muito respeito.

Com as brincadeiras, as crianças começaram a deixar a alegria (e competitividade!) vir ao de cima e rapidamente aproveitaram a nossa boa energia e as atividades que estávamos a fazer com eles. Saímos de lá, por fim, com o coração cheio!

No vídeo é possível ouvir a Inês dizer “di’ak los” que significa “muito bem” em tétum. As crianças tinham alguma dificuldade a perceber o português e falar tétum aproximava-nos delas.
Todos nós nos divertimos! Ainda mais de coração cheio ficámos quando, ao falar com a Irmã Zulmira, lhe pedimos um testemunho, que não conseguimos manter só para nós e temos de partilhar! Leiam o que ela escreveu:
Depois de termos conhecimento do seu belíssimo trabalho realizado com as crianças do Centro das Irmãs Reparadores de Memo, convidámo-las para visitar o nosso Centro e partilharem com as nossas crianças um pouco dessa sabedoria milenar que é “ensinar brincando”.
Vieram! Assim como uma lufada de ar fresco para refrescar o dia da pequenada do CASSCA (Centro de Acolhimento Social Santa Clara de Assis).
E nesse dia 12/07/2025 surgiram estas Jovens – Senhoras Doutoras – trazendo alegria e muita sabedoria a partilhar com estes “reguilas” do Centro. Cerca de 200 crianças dos 4 aos 15 anos. Com a magia da Química, artes e ciências e com muita, muita brincadeira pelo meio, conseguiram cativar, despertar interesse, motivar as crianças e abrir-lhes novos horizontes para uma nova visão do mundo e das possibilidades que o ensino nos pode oferecer. Este dia foi de grande enriquecimento tanto para as crianças como para as formadoras que participaram ativamente nas atividades propostas.
Inicialmente receosas e envergonhadas as crianças rapidamente se renderam à magia através de jogos e experiências reais que puderam realizar com as suas próprias mãos. Adoraram passar este tempo com as “Professoras malais furak tebes” ou seja: as bonitas Professoras, estrangeiras. Quando é que elas voltam de novo? Perguntam elas várias vezes. Elas prometeram que voltavam!…
Porque vimos o quanto podem ajudar as crianças a crescerem em sabedoria e conhecimentos humanos, decidimos aderir a este projeto e pedir a sua colaboração para o enriquecimento das crianças de Timor-Leste. Nesta realidade Social de Timor-Leste, onde há carência de tanta coisa, é bom aproveitarmos quem, com sacrifício e tanto esforço, quer ajudar.
Obrigada para esta nova Organização, GiraCatavento nas pessoas da Dra. Adriana e Dra. Inês. Rezamos para que o vosso Projeto vá em frente e possais continuar a fazer o bem a todos aqueles que mais precisam. Esta é a Missão que o Senhor vos confiou. Não desanimem. Em Frente!
Na retaguarda estão as Irmãs Clarissas de Timor-Leste a rezar por vós.
Irmã Zulmira, Irmãs Clarissas de Timor-Leste, Centro de Acolhimento Social Santa Clara de Assis





