Skip to main content

É oficial. A GiraCatavento já se estreou em Timor-Leste!

As nossas co-fundadoras, Adriana e Inês, rumaram ao outro lado do planeta com o objetivo de fazer crescer a nossa missão.

Uma aventura que começou com imprevistos da viagem de partida, que inicialmente tinha duração de 2 dias e que acabou por demorar um total de 5 dias até à chegada a Díli! Em Díli, apanharam boleia até Memo, Maliana, rumo ao Centro Social Padre Manuel Nunes Formigão, o que adicionou mais 3 horas de viagem. O cérebro das nossas fundadoras estava em água. A exaustão da viagem toda já se fazia notar, mas esta passou para segundo plano assim que foram recebidas no Centro Social pela Irmã Cristina, Irmã Saviana e as suas meninas residentes, numa bonita cerimónia de chegada!

Já instaladas no Centro, as nossas fundadoras colocaram mãos à obra. Muito material foi levado de Portugal, devido aos recursos escassos, alguns mesmo indisponíveis, em Timor-Leste. Nós na GiraCatavento trabalhamos com a realidade que nos é apresentada e adaptamo-nos às questões que em Portugal podem ser mais banalizadas, mas que nestes contextos realmente se distinguem do status quo. Levaram rodas dos alimentos em tecido para os meninos aprenderem mais sobre alimentação equilibrada e variada; material para na semana da ciência fazerem experiências de química e física com as crianças; lupas para as crianças compreenderem conceitos de pequeno e grande, bem como, explorarem o mundo ao seu redor; testes de desenvolvimento cognitivo para percebermos melhor o panorama atual do desenvolvimento das competências das crianças e adaptarmos o nosso trabalho consoante as suas verdadeiras necessidades, e muitas coisas mais. O restante material utilizado em cada atividade foi sempre selecionado com vista à reutilização e reciclagem de material já existente: garrafas de água, cartão, … e até papel “velho” foi utilizado para fazer pasta de papel! 

Para além das atividades que fizeram (todas documentadas aqui no site), divertiram-se imenso com os meninos a fazer jogos, a dançar, a ver filmes,… Foram momentos que queremos sem dúvida repetir e que ficam no nosso coração. 

Para além deste trabalho com as crianças, a viagem tornou-se ainda mais produtiva do que se pensara inicialmente, pois numa reviravolta inesperada, as nossas fundadoras tiveram a oportunidade de conhecer algumas pessoas cruciais nesta viagem: a Dulce Turquel, CEO da Abut, empresa social em Timor-Leste há 12 anos e as Irmãs Clarissas de Timor-Leste. Estes contactos foram importantes pois conseguiram estabelecer parcerias oficiais: isto ainda é o começo, que já se revela promissor para os próximos passos! 

Por fim, mais uma vez a enorme hospitalidade com que foram recebidas foi exibida pelas grandes cerimónias de despedida que organizaram para as nossas fundadoras! Primeiro a da Inês e depois a da Adriana, foram momentos cheios de riso, lágrimas, dança e muitos  abraços! 

As nossas fundadoras aterraram em Portugal com um feedback bastante positivo da estreia da GiraCatavento em Timor-Leste. Não só foi possível fazer o trabalho planeado, na totalidade, e exceder as expectativas nesse sentido, como ainda foi possível estabelecer as novas e importantes colaborações, a acrescentar ao feedback positivo que tiveram das crianças em relação às atividades concluídas.

Um agradecimento enorme à nossa equipa de voluntários e às nossas fundadoras pelo trabalho realizado! Nós na GiraCatavento estamos ainda mais motivados para continuar este trabalho!