Skip to main content

“O Tais é o tecido tradicional de Timor-Leste, utilizado como parte de vestuário. É elaborado artesanalmente por mulheres, em teares tradicionais de madeira, a partir de fio de algodão e depois tingidos com corantes naturais e sintéticos.
Os padrões e os motivos são originalmente tradicionais, de diversas cores, ostentam interessantes desenhos geométricos, conhecidos localmente como Kaif. Representam figuras antropomórficas de braços e mãos esticados, figuras zoomórficas com diversos animais: crocodilos, pássaros, galos, peixes e elementos da natureza, compostos por folhas e plantas.
Os Tais desempenham um papel importante na cultura de Timor. São utilizados em cerimónias de homenagem, festas e rituais religiosos que celebram as mudanças das várias etapas da vida do indivíduo: o nascimento, casamento e o enterro, em rituais anímicos, no status social, e ainda, como troca de presentes entre os membros da comunidade.”

in: https://www.cgd.pt/Institucional/Patrimonio-Historico-CGD/Estudos/Pages/Tais-Timor-Leste.aspx

Das receções de boas vindas às despedidas, o Tais tornou-se, para mim, um símbolo de gratidão, inspiração e de novos capítulos.

Rodeada diariamente pelos meus Tais, lembram-me:
– Do passado. Que me levou a Timor-Leste.
– Do presente, sendo um símbolo de foco e direção.
– Do futuro, representando o caminho que levará à concretização dos objetivos da GiraCatavento

Por último, mas não menos importante, lembram-me da importância de sonhar

Adriana Mamede

Leave a Reply